Resenha: O Eterno Barnes

em 15 de abr. de 2013


Olá leitores, hoje trago para vocês mais uma resenha. E dessa vez o livro resenhado se chama "O Eterno Barnes", do autor Salustiano Luiz de Souza.


Autor: Salustiano Luiz de Souza
Editora: Novo Século
Páginas: 246
Lançamento: 2013


Doutor Barnes, um famoso neurocirurgião, começa a desenvolver na Universidade onde trabalha uma pesquisa científica tentando transformar os dados do cérebro em arquivos de dados, codificando-os de modo que possam ser copiados. Com o avanço da pesquisa, acaba conseguindo copiar para o computador todos os dados de memória que formam o ser humano, como suas experiências, suas emoções, suas recordações, enfim, sua vida. Deslumbrado com a descoberta, começa a perceber que estes arquivos possuem uma estrutura totalmente diferente e uma sinfonia divina, e começa a ficar obcecado pela ideia de que seja possível copiar cérebros de um paciente para outro. Ao contrário do que deveria ocorrer, Barnes, cada vez mais, esconde suas pesquisas, pois seu objetivo passa a ser implantar seu próprio cérebro em outro paciente, mais jovem e sadio, pois está acometido de uma séria doença. Busca, desta forma, alcançar a tão almejada eternidade. Para isto, não mede as consequências de seus atos, que passam a ser justificados pela ambição que lhe domina. Conseguirá Barnes o seu intento?

Primeiramente tenho que dizer que eu adorei a capa do livro !! Passei muito tempo olhando e olhando-a  várias vezes. Ela está linda, e muito bem acabada !! Depois desse "tempinho apreciando a capa do livro", eu fui perceber que a aquela cena que está na capa não me era estranha ...

Pra quem não sabe, aquelas duas mãos se separando é de um famoso quadro de Michelangelo, chamado "A Criação de Adão". E daí eu fiquei pensando: o que teria em comum esse quadro com o livro ??


Fiquei muito empolgada desde aí. Li o livro em um final de semana, e já garanto que o final é inusitado e que estou torcendo por uma continuação !!

Embora o livro tenha como foco principal o neurocirurgião Barnes, nós leitores, conhecemos outros personagens, cada um com sua devida importância na história.

O livro nos mostra a história do Doutor Barnes que desenvolve uma pesquisa científica onde tenta copiar dados de um cérebro para outro, afim de se tornar eterno. E para conseguir o que quer, o doutor não mede esforços e é capaz de tudo ... Teve algumas partes que até eu mesma fiquei chocada com a ambiciosidade de Barnes para conseguir concluir a sua pesquisa.

Algumas partes do livro eu fiquei meio perdida, porque nele contém algumas informações relacionada á medicina que eu não entendi um pouco, mas nada que impeça que a leitura flua e chegue em seu desfecho.

O autor nos faz refletir em alguns momentos do livro sobre assuntos bem interessantes, e foi assim que descobrir a relação entre a capa e a história ... Mas isso vocês só iram descobrir lendo o livro !! Haha

Eu gostei muito do livro e queria muito que houvesse uma continuação, porque sinto que muitas coisas ainda podem acontecer na trama ... A leitura é bem rápida e tranquila, o livro é narrado em terceira pessoa, o que facilita muito a leitura e também contém muitas informações técnicas que passam a nós leitores um sentido muito persuasivo.

Queria concluir a resenha, parabenizando o Salustiano, porque seu livro está impecável, não encontrei nenhum erro gramatical !! Desejo muito sucesso ao livro e que venham mais e mais outros como esse !!

Aproveitando o momento, queria avisar para vocês leitores aqui do blog, que o Salustiano está com uma iniciativa maravilhosa ... Para cada 100 curtidas no Facebook, um livro será doado á uma biblioteca de uma escola. 

Então não deixem de curtir a página AQUI e estimular o hábito de leitura no nosso país !!

Espero que tenham gostado da resenha !! Beijos

Será que Barnes conseguirá concluir a sua pesquisa ? O que vocês acham ??

Um comentário:

  1. Só ouvi falar bem desse livro, espero ainda lê-lo. =)
    Adorei sobre o quadro, eu não sabia.

    ResponderExcluir

Topo