Resenha: As vantagens de ser invisível

em 9 de jun. de 2013


Olá Leitores !!!

Hoje trago para vocês a resenha do livro "As vantagens de ser invisível", do Stephen Chbosky.

As Vantagens de Ser Invisível

Autor: Stephen Chbosky
Editora: Rocco
Páginas: 223
Lançamento: 2007
Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.

A história é narrada em primeira pessoa pelo Charlie em formas de cartas, mas não se sabe para quem ele está escrevendo, já que ele prefere manter o anonimato sobre si mesmo.

A nossa visão dos fatos é limitada, porque Charlie apenas escreve algumas partes do seu cotidiano para esse tal amigo anônimo.

E conseguimos perceber que Charlie é um garoto muito solitário e muito observador, as vezes ele se mostra ser um pouco ingênuo também.

No incio do livro, ele nos mostra como é a sua vida, sua rotina e lembranças de quando era menor, o que deixa o comecinho do livro um pouco monótono.

Mas é conhecendo Sam e Patrick, que ele consegue deixar de lado a sua vida monótona e começar a aproveitar todas as experiências da adolescência.

E são essas experiencias que deixam com que a relação entre o Charlie e nós leitores fique cada vez mais íntima.

Eu gostei bastante do livro, a forma como o autor escreve é muito boa e não deixa de forma alguma a leitura cansativa.

Eu não vi o filme, mas a maioria das pessoas dizem que embora alguns aspectos sejam diferentes e que algumas partes do livro foram omitidas no filme, o filme é bastante legal.

Então é isso, espero que tenham gostado da resenha !!
Beijos !!!

E vocês, já leram ou assistiram ao filme ??? O que vocês acharam?


6 comentários:

  1. Infelizmente eu não gostei do livro :( sou do contra kkkkk, amei a resenha :D

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrsrsrsrs, é uma pena que não tenha gostado !! Mas eu também sou do contra as vezes !! Beijos

      Excluir
  2. Oi Mari!!!
    Amei a resenha e não vejo a hora de ler o livro!!!!
    Bjos
    (www.na-entrelinha.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha
    e tbm quero muito ver o filme

    estou seguindo o seu blog

    http://www.lostgirlygirl.com/

    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Michelle !! Já sigo o seu blog também viu !! Beijos

      Excluir

Topo