Resenha: Cuco

em 8 de mar. de 2013


Olá leitores, hoje trago para vocês a resenha do livro "Cuco", da autora Julia Crouch.



Autor: Julia Crouch
Editora: Novo Conceito
Páginas: 461
Lançamento: 2012


Sinopse: Polly é a mais antiga amiga de Rose. Então quando ela liga para dar a notícia que seu marido morreu, Rose não pensa duas vezes ao convidá-la para ficar em sua casa. Ela faria qualquer coisa pela amiga; sempre foi assim. Polly sempre foi singular — uma das qualidades que Rose mais admirava nela — e desde o momento em que ela e seus dois filhos chegaram na porta de Rose, fica óbvio que ela não é uma típica viúva. Mas quanto mais Polly fica na casa, mais Rose pensa o quanto a conhece. Ela não consegue parar de pensar, também, se sua presença tem algo a ver com o fato de Rose estar perdendo o controle de sua família e sua casa. Enquanto o mundo de Rose é meticulosamente destruído, uma coisa fica clara: tirar Polly da casa está cada vez mais difícil.

O livro conta a história de Rose, uma mulher doce e feliz que mora com seu marido e suas duas filhas. Rose recebe um telefonema de sua melhor amiga Polly dizendo que seu marido havia falecido, imediatamente Rose a convida para morar com ela e sua família.

O livro no começo é um pouco cansativo, mas depois vai ficando envolvente e perturbador.

Começa a acontecer coisas estranhas na casa de Rose, e ela vai perdendo sua autoridade e Polly vai ganhando a confiança de Gerry, marido de Rose, que antes a odiava.

A história é narrada pelos olhos de Rose, então você não sabe se o que ela vê é realmente verdade, ou se é coisa da cabeça dela, embora os indícios que comprovam tudo o que ela vê e fala parecem bastante verdadeiros.

Esse livro me lembrou muito outro livro chamado "Dom Casmurro" de Machado de Assis, onde Dom Casmurro é quem narra a história e nunca sabemos se Capitu traiu ou não ... Enfim, me lembrei disso porque no final de Cuco, os acontecimentos não são esclarecidos, então temos que confiar no que a Rose está vendo.

Polly transmite uma imagem primeiramente de uma "coitada", mas depois revela ser muito perturbada e descontrolada.

Tem um ditado popular que caracteriza muito bem o final desse livro:

"Se você não pode com o inimigo, junte-se á ele."

O final foi surpreendente e inesperado, gostaria que alguma coisa acontecesse á Polly, mas ... 

Bem, vou parar por aqui se não vou contar a história toda, mas posso garantir que o livro é surpreendente e cheio de mistérios avassaladores, e que vale a pena muito ler esse livro, porque mexe com o nosso psicológico e ativa nosso olhar investigativo.

Beijos !! Espero que tenham gostado !!

5 comentários:

  1. Eu ganhei esse livro de uma amiga, ainda não chegou, mas sua resenha já me deixou ansiosa!

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei do livro, mas esperava um final mais legal pra ele! Senti que no final das contas, a autora foi criando mais e mais expectativas pra, no final das contas, dar um desfecho sem graça.
    É um bom livro mesmo assim, apesar de que eu passei quase o livro todo querendo dar um chega pra lá na Polly... Que amiga CHA-TA!
    Ótima resenha :)
    Beijos,
    Isa.

    ResponderExcluir
  3. Estou lendo o livro, e estou gostando!

    ResponderExcluir
  4. Eu li esse livro inteiro em nove horas (consecutivas). Não conseguiria dormir sem saber o desfecho!!!! hahahahahha.
    Na verdade achei o final bem interessante, não convencional.
    Quando você diz na resenha que o desfecho não foi tão exato, então devemos realmente acreditar no que Rose vê, concordo! Porém tem uma frase dita pela Polly, bem no final (no momento em que ela cospe no chão), que mudou bastante a minha visão entre as personagens.
    Não vou relatar todo meu pensamento aqui, mesmo porque isso estragaria a leitura de outros, mas quem já leu faça um paralelo sobre essa frase e os últimos relatos de Rose, sobre sua visita à Grécia!!!!!

    ResponderExcluir

Topo