Resenha: Convergente - Veronica Roth

em 23 de jul. de 2016


Oi pessoas! Tudo joia?

A resenha de hoje é do último livro da trilogia "Divergente". Se você ainda não leu os dois primeiros pode encontrar spoilers por aqui!



Autor: Veronica Roth
Editora: Rocco
Páginas: 528
Lançamento: 2013
A sociedade baseada em facções, na qual Tris Prior acreditara um dia, desmoronou – destruída pela violência e por disputas de poder, marcada pela perda e pela traição. Em Convergente, o poderoso desfecho da trilogia de Veronica Roth iniciada com Divergente e Insurgente, a jovem será posta diante de novos desafios e mais uma vez obrigada a fazer escolhas que exigem coragem, fidelidade, sacrifício e amor. O livro, que chega ao Brasil no momento em que Divergente estreia nos cinemas, alcançou o primeiro lugar na lista de bestsellers do The New York Times.
Tris se vê presa dentro do grupo liderado por Evelyn, que não é muito melhor do grupo comandado por Jeanine na Erudição, em questões opressivas. Agora, estamos em um mundo onde facções não existem mais, porém as guerras ainda continuam. De um lado os pró-facção, que querem a volta desse sistema, de outro os sem-facção, que almejam algum lugar na sociedade. Além disso existem os "Leiais", um grupo que vai contra o atual governo e querem ir pro outro lado da cerca.

A novidade na narração, é que ela é bilateral, tanto Tris quanto Tobias narram a história. Os personagens estão mais maduros devidos aos fatos e mais racionais também.

E finalmente os segredos distópicos são revelados e conseguimos entender como o "mundo foi criado" e a história por traz das facções.

Agora que final foi aquele? Esperava um final surpreendente, e foi. Mas não da maneira como eu esperava. Queria, e acho q a maioria dos leitores da trilogia, um final épico. O que a autora fez, na minha opinião, foi decepcionante! Poderia ter sido bem mais desenvolvido e consequentemente melhor.

Mas, é claro, que esse final não desmerece a série inteira, que é muito, mas muito mesmo, boa.


E vocês, já leram? O que acharam? Deixe nos comentários!

2 comentários:

  1. Olá!
    Sinceramente nunca tive interesse em ler essa distopia.
    Vi o filme, que sei que não é a mesma coisa. E não gostei!
    Acho que por esse motivo, fiquei desmotivada em conferir a série.

    Mas talvez eu leia e mude de ideia.

    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não gostei do final da trilogia, mas mesmo assim dá de 10 a 0 nos filmes! Bjss

      Excluir

Topo