Ler nos torna mais felizes?

em 15 de jun. de 2016


Olá gente linda, como vão vocês?

Bem, eu vou feliz, obrigada! Mas será que isso tem a ver com o fato de que leio bastante?

Você que lê, nem que seja um pouquinho, se sente mais feliz?



Que a leitura só traz benefícios, a gente já sabe né… Mas um estudo da Universidade de Roma III feito com 1100 pessoas comprova que nós leitores somos mais felizes, pois encaramos a vida de forma mais positiva e otimista.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores usaram índices de medição de felicidade. Um deles enumera o grau de felicidade das pessoas entre 1 até 10. Os leitores obtiveram a pontuação de 7,44 e os não leitores 7,21 (para os pesquisadores essa diferença é significativa). Outro método usado na pesquisa foi a escala de Diener e Biswas, que vai de 6 até 30, com ela os pesquisadores concluíram que quem lê tem uma percepção maior de emoções como felicidade, e que quem não lê sente mais sensações de tristeza e fúria.

Esse não foi o primeiro estudo sobre o assunto, outros artigos publicados em revistas especializadas mostram resultados de ressonâncias magnéticas que revelam a alta conectividade no sulco central do cérebro e no córtex temporal esquerdo (pra aqueles que como eu passou raspando em biologia na escola: área associada á linguagem) enquanto estamos lendo um livro.

Segundo a equipe de neurocientistas da Universidade de Emort, Atlanta, quem lê reduz o nível de estresse, e também aumenta a inteligência emocional, o autoconhecimento e o cultivo da empatia.

“Ler os grandes autores faz de você uma pessoa mais bem preparada para tomar decisões criativas, interessantes e educadas”, diz Alan Brew, ex-editor do Financial Times.

Portanto é provado cientificamente que a leitura nos fazem pessoas mais felizes! Alguém ainda tem dúvidas de que ler é realmente maravilhoso?



2 comentários:

  1. A ciência só comprovou o que nós, leitores, já sabemos há muito tempo, né?! Somos muito mais felizes! <3

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir

Topo