Resenha: Harry Potter e a Pedra Filosofal - J. K. Rowling

em 23 de abr. de 2018


Olá leitores e leitoras! Tudo bem?


Autor: J.K Rowling
Editora: Rocco

Páginas: 224
Lançamento: 2000
Conheça Harry, filho de Tiago e Lílian Potter, feiticeiros que foram assassinados por um poderosíssimo bruxo, quando ele ainda era um bebê. Com isso, o menino acaba sendo levado para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais, o terrível Lorde das Trevas.O menino de olhos verdes, magricela e desengonçado, tão habituado à rejeição, descobre, também, que é um herói no universo dos magos. Potter fica sabendo que é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa. Ele não é um garoto qualquer, ele sequer é um feiticeiro qualquer; ele é Harry Potter, símbolo de poder, resistência e um líder natural entre os sobrenaturais.
Como vocês já viram em alguns posts atrás eu resolvi reler Harry Potter esse ano, e como não tinha resenhas deles aqui, resolvi trazer-las atualmente no blog. É claro que a maioria das pessoas já leram ou já viram os filmes, mas o interessante é a experiência de reler o livro depois de tantos anos e com um olhar mais maduro.



Percebi o porquê de tanto sucesso entre o público infanto-juvenil da época até os dias atuais, é um livro destinado a eles. Se um adulto ler Harry Potter pela primeira vez não vai achar muitas novidades em relação a narrativa. 




Essa foi a principal diferença para mim, a história em si continua maravilhosa, mas a narrativa não me surpreende mais.




A história vocês já sabem, Harry Potter é um bruxinho que vai para a escola de magia, Hoggwarts, ao completar onze anos, e lá faz amizades e vive várias aventuras com seus novos amigos e, nesse livro em especifico, a aventura maior é em busca da roubada Pedra Filosofal.




Vou continuar relendo a saga, e vou contando para vocês se alguma coisa na minha releitura me chamar atenção. No mais, é sempre bom reler livros que nos marcaram em certo momento da nossa vida, e se você ainda não leu, vale a experiência. Creio que não vai ser a mesma daqueles que cresceram esperando ansiosamente o próximo livro da série, mas com certeza não será um desperdício do seu tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo