Ler o livro antes ou depois do filme?

em 3 de jul. de 2017


Olá meus queridos! Tudo bem?

O Papo Literário de hoje é sobre a polêmica decisão: ler o livro primeiro ou assistir ao filme?


Para uma leitora ávida como eu, vocês já devem desconfiar a minha opinião, né!? Sim, eu prefiro mil vezes ler o livro antes do filme. Vou explicar o porquê para vocês...


1°) O Livro tem mais conteúdo


É óbvio que o livro é mais completo que o filme e com muito mais detalhes envolvidos, até porque não dá pra pegar tudo da história e adaptar para as telonas. Pra quem prefere tudo "mastigadinho" o filme é uma melhor opção.


2°) O Livro dura mais tempo

Tá, depende do tamanho do livro! Mas a questão é a sensação de companhia que o livro proporciona. No filme são duas horas e pronto, fim. No livro pode durar dias...


3°) No livro, você cria e imagina


Como disse no número 1, o filme já vem pronto, mastigado. No livro, você imagina as cenas, os personagens e o cenário. O que torna a leitura muito mais interessante! Eu lembro que quando o filme Jogos Vorazes foi lançado, a Katniss dos cinemas era totalmente diferente da que eu havia imaginado enquanto lia o livro. Mas como li antes a imagem do livro que eu tinha não foi mudada, apenas acrescentou-se com a do filme.



Além disso, lendo você tem um contato direto com o autor da obra, e consegue enxergar melhor o significado de tudo que está acontecendo.

As melhores adaptações de livros para os cinemas são aquelas que conseguem ser o mais fiel possível, por isso assistir o filme é apenas um bônus para a história.

Mas se você não tem a intensão de ler o livro, como já aconteceu várias vezes comigo, não existe nada que impeça de ir correndo para os cinemas!


Mas quero saber a opinião de vocês, gostam de assistir o filme antes de ler o livro?


8 comentários:

  1. Com toda certeza gosto mais de ler o livro primeiro. Tenho a mesma opinião que a sua.
    Os livros são mais detalhistas, e como você mesma disse, usamos a nossa imaginação.
    E em geral quando assisto o filme depois que li o livro,me torno uma " crítica" de cinema. Rsrs
    Fico o tempo todo dizendo que o livro estava diferente e bem melhor!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Mari!
    sou como você, prefiro ler o livro primeiro e depois acompanhar o filme, mas algumas vezes, nem sei que o livro existe e quando vejo, já tinha assistido o filme.
    O livro exercita nossa mente e o filme, fixa determinados personagens, dando rosto ao que estava escrito.
    “Não saber é o que torna nossa vida possível.” (Lya Luft)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes isso acontece comigo também, ai não tem jeito né, haha!

      Bjss

      Excluir
  3. Concordo plenamente com você, porém, se eu tiver conhecimento de que haverá o filme, assisto o filme e depois leio o livro, porque se eu ler o livro, não assisto o filme. Já me decepcionei demais com filmes baseados em livros.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, pensamos diferente então. Se fico sabendo que haverá o filme, já quero ler o livro antes. Também já me decepcionei demais, viu!

      Bjsss Valéria

      Excluir
  4. Meu irmão é escritor, e ele diz: "Ler antes de assistir o filme, é bom! Mas quando você assiste ao filme primeiro, poupa a sua imaginação, pois já terá uma imagem dos personagens..."

    Bem, não sei, essa a opinião dele, mas prefiro imaginar meus próprios cenários, meus próprios personagens de acordo como o livro os descreve.

    ResponderExcluir
  5. meu deus no dia do meu aniversário kakakakakakakakakak

    ResponderExcluir

Topo