Mulher, Não Se Cale!

em 13 de abr. de 2017



Olá leitores! Tudo bem?

Muitas coisas aconteceram nessas últimas semanas relacionadas à violência contra as mulheres. Daí resolvi conversar com vocês aqui no blog sobre esse assunto porque é muito importante que toda as mulheres se esclareçam e saibam de seus direitos.
O primeiro "bum" foi quando a mulher do cantor Victor da dupla "Victor&Leo" prestou queixa na delegacia contra o marido por agressão física. Eu confesso que fiquei chocada, porque na TV ele parece ser um homem muito calmo e tranquilo, romântico até. Mas não quis me posicionar sem antes ouvir ambos os lados. 

Ouvi muito comentários do tipo: "deve ser mentira, ela tá querendo ibope", "aposto que ele a traiu, e ela quis se vingar", "vai acabar com a carreira dele", "devia ter pensado nos filhos antes", "ela deve ter feito alguma coisa para provocar". 

O que todos esse comentários têm em comum? São todos frutos do machismo e patriarcado que ainda reina na nossa sociedade. Sempre inferiorizando a mulher, fazendo ela se passar por mentirosa ou louca e enaltecendo comportamentos masculinos que já não são mais aceitáveis.

Enfim, acabei de ler uma notícia dizendo que a polícia o declarou réu, portanto a agressão foi comprovada. E as pessoas precisam entender que agressão é agressão e pronto, não precisa ser intencional ou motivacional, e que portanto deve ser punida.

Alguns dias depois vem a tona o caso do galã de novelas, o ator José Mayer. Ele foi acusado de assédio sexual por uma figurinista que trabalhou com ele, tanto verbalmente quanto fisicamente. Ele veio a público se retratar e pedir desculpas assumindo o que fez, mas antes disso ouvi comentários como: "ela deve ter provocado", "ela deve ter se insinuado" e derivados desse tipo. Mais uma vez, a sociedade culpabilizando a vítima. E não é isso que acontece diariamente? Infelizmente, sim.

E por último o caso do Big Brother Brasil, não vou entrar no mérito da qualidade do programa, mas o que vimos durante semanas dentro daquela casa foi a romantização de um relacionamento abusivo. Mais uma vez, não vou entrar no mérito da personalidade dos dois. Mas por muito tempo aquele ditado foi ouvido: "Em briga de marido e mulher, não se mete a colher". E o casal dava ibope para o programa, se atacavam , mas depois resolviam tudo aos beijos, então tudo bem né?

Não, foi preciso a policia interferir para que o programa fizesse alguma coisa. Tem imagens aí pela internet mostrando inúmeras agressões que ele fez, é só pesquisar!

"Ah mas ele não bateu nela" = Agressão não se resume a tapas e empurrões.

"Ah mas ela é muito chata e encheu a cabeça dele" = Nada justifica a agressão.

"Ah mas ele surtou, não estava em sã consciência" = Leia acima.

"Ah mas ela mesma disse que não houve agressão, ela não denunciou" = Felizmente, a vítima não precisa denunciar em caso de agressão física, e no caso deles dá pra ver nitidamente que ela se recusa a acreditar nisso, mesmo tendo filmagens comprovando. Um retrato do que acontece aqui fora, mulheres aguentam agressões porque acreditam na mudança, que na maioria das vezes não vem. Ou elas desconhecem seus direitos e acham que são obrigadas a se submeterem á agressões. Ou ainda, os homens as fazem sentirem culpadas pelas atitudes deles.

"Ah mas ele não tinha a intenção, ele é um homem do bem" = Agressão é agressão, seja intencionalmente ou não.

O mais triste disso tudo é que mesmo com imagens de vídeo, grande parte da população ainda defende o homem. Isso me faz pensar, se é assim mesmo com o país inteiro de testemunha, imagina quando uma mulher chega a uma delegacia só com a sua palavra?

Não estou dizendo que esses três homens sejam monstros, mas sim que não dá pra ficar passando a mão na cabeça. Quantas mulheres são agredidas diariamente? Quantas mais vão precisar ser agredidas para as pessoas enxergarem que alguma coisa está errada? Até quando a mídia vai ficar romantizando abusos? O famoso "entre tapas e beijos"?! 

Estamos longe de acabar com o machismo no mundo inteiro, mas uma coisa é muito triste de se ver: mulheres que ao invés de se juntarem, apoiarem e lutarem por seus direitos, se atacam e apoiam casos como esse.

Deixe nos comentários a opinião de vocês e vamos ter um diálogo saudável sobre o assunto!

4 comentários:

  1. Mari!
    É totalmente deplorável a atitude das pessoas, tanto dos agressores, como as pessoas que fazem comentários do tipo que colocou aí.
    Por mais que qualquer mulher dê algum motivo, não é razão para o homem agredi-la, seja lá de que forma for...
    E aqui no nordeste os homens são ainda mais machista e as mulheres também, porque muitas concordam, infelizmente, com a atitude nos homens, acho nojento...
    Os relacionamentos abusivos são 'aceitos' por muitas mulheres e isso é tão indignante...
    Sinto por elas e por todas as mulheres que já foram agredidas.
    Boa Páscoa!
    “A sabedoria começa na reflexão.” (Sócrates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rudy! É muito triste mesmo né?! As mulheres acham que são obrigadas a se submeterem á diversos tipos de agressões... E o pior é que a maioria delas não se apoiam :(

      Excluir
  2. Oi Mari!
    Vivemos em uma sociedade totalmente machista. Mesmo em casos de agressão contra à mulher comprovados,as pessoas ainda querem de alguma maneira colocar a culpa nelas...Quando não é a própria vítima que de sente culpada. Pior ainda!

    Acho que somente as próximas gerações conseguirão entender que é errado agir assim. Isso se os pais conseguirem educá- los para isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que as próximas gerações consigam dar reverter essa realidade! Bjss

      Excluir

Topo