Livro de Youtubers

em 13 de jun. de 2016


Olá gente bonita! Tudo bem?

O Papo Literário de hoje é sobre os polêmicos livros de youtubers!



Não, eu nunca li nenhum livro de nenhum youtuber porque eu não gosto de livros estilo "biografias" que contam experiências pessoais da vida deles e etc, e também porque não sou fã de nenhum ao ponto de querer comprar o livro que ele lança. É claro que, caso algum lance um livro, que não seja sobre eles mesmo, mas sim sobre algum assunto ou história especifica, dependendo eu posso até me interessar.

Mas eu não entendo o porquê das pessoas polemizarem tanto o assunto. Todo mundo pode escrever um livro sobre qualquer assunto. Porque um youtuber fazer isso é errado? Só porque eles fazem, na maioria das vezes, mais pelo dinheiro do que pelo "prazer" de escrever? A literatura, além de ser uma arte, é um mercado e sim, as pessoas querem lucrar em cima dela. Tanto as editoras que sabem que livros de youtubers estão bombando em vendas como os próprios youtubers.

Se os livros que eles escrevem são bons ou não, eu já não sei. Mas como qualquer livro, haverá pessoas que gostem e outras que odeiem, isso é normal. Eu até entendo a possível indignação que alguns escritores possam ter, porque as vezes ele está lá batalhando, estudando e se especializando pra poder lançar livros de qualidade e que, as vezes, não vende um terço dos livros lançados por youtubers. 

Mas as pessoas têm que entender que eles não estão "roubando" o mercado ou o público pra eles. A maioria das pessoas que compram esse livros são fãs de tal youtuber, e as vezes nem gostam de ler, mas querem prestigia-lo de alguma forma. E se pessoas que antes não liam passam a ler, mesmo que livros que podem não ser classificados como de qualidade, isso significa que elas estão movimentando o mercado literário e isso é positivo porque o mercado brasileiro é desvalorizado (expliquei isso aqui).

Além disso elas podem até tomar gosto pela literatura e ir comprando outros livros, ninguém começa a gostar de ler pelos clássicos ou livros considerados de qualidade. Eu por exemplo, comecei a gostar de ler com Crepúsculo!

Então não vejo problema algum em livros sobre youtubers, escritos pelos próprios ou por ghost writers (o que é muito comum, já que escrever um livro, mesmo que sobre si mesmo, não é fácil). 

Vamos esquecer o preconceito literário... Não significa que leitores assíduos não possam ler esses livros ou que quem os lê são pessoas que não entendem de literatura. Livros são livros e ponto final. Se são bons ou ruins dependem de quem lê. Quem lê livro X não têm que obrigatoriamente odiar livro Y, chega de rótulos! 


Agora, quero saber a opinião de vocês, se comprariam ou não, se já leram e se gostaram ou não... Deixem nos comentários pra gente conversar!

Um comentário:

Topo