Por que os livros são tão caros no Brasil?

em 14 de mai. de 2016


Olá meus queridos, tudo bem?

Não é novidade para nós que o preço de alguns livros são bem salgados, mas por que isso acontece?



Muitas pessoas culpam os impostos, porém poucos sabem que os livros são isentos de impostos, uma tentativa de facilitar o acesso.

Mas mesmo assim eles continuam caros, isso porque como o índice de leitura do brasileiro é bem baixo (cada brasileiro lê em média 3 a 4 livros por ano), as editoras são obrigadas a fazerem uma tiragem pequena, já que se produzirem muito, os livros provavelmente ficarão encalhados, ou seja, não obterão o lucro almejado. Atualmente elas fazem tiragem com cerca de 2000 a 3000 livros (nos EUA a média é de 10.000 livros por tiragem).

Portanto, os livros são caros devido ao pouco interesse do brasileiro pela leitura. A prática habitual da leitura é raridade entre os brasileiros, o que é lastimável! 


As causas disso são a falta de estímulo em casa desde a infância e também pelas escolas que, na maioria das vezes, atrapalham ao invés de ajudar, ao obrigar a leitura de certos livros, e a gente sabe que quase sempre uma leitura obrigada desestimula o interesse pelos livros.

O Brasil ocupa 55ª posição no ranking de leitura mundial, retratando uma realidade educacional e cultural não muito favorável ao nosso país.

6 comentários:

  1. Nossa que triste saber que os brasileiros são consideráveis a população menos interessada em leitura, muito lamentável...

    Beijo carinhoso da Kaa
    • Senhorita Inspiradora

    ResponderExcluir
  2. Eu sei bem como é isso, sou Universitária, faço o curso de História e não vejo interesse dos meus colegas na leitura, o que chega a ser estranho porque como estudamos na área de humanas que exige a leitura crítica é notável a falta de incentivo pela leitura, essa é a realidade de nosso país, infelizmente...
    Adoro seu blog, sempre leio suas matérias, está de parabéns!
    Dê uma olhadinha no meu blog quando puder ;) Um abraço.

    Utopia Clichê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, olha ai a nossa realidade, até mesmo em cursos onde a leitura é essencial.

      Muito obrigada Vitória, pode deixar que vou dar sim!

      Beijos!

      Excluir
  3. Infelizmente essa é nossa realidade, por isso sempre incentivo as pessoas a começarem a ler com indicações de livros e até quadrinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente mesmo, mas estamos fazendo algo pra mudar essa realidade, isso que importa!

      Beijos!

      Excluir

Topo