Resenha: A Lista Negra - Jennifer Brown

em 6 de set. de 2017


Olá meus queridos! Como vão?

A resenha de hoje é do livro A Lista Negra da autora Jennifer Brown.



Autor: Jennifer Brown
Editora: Gutenberg

Páginas:272
Lançamento: 2012

E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. A lista negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão.
Além de ser uma história linda, esse livro também faz uma grande crítica a sociedade: A crueldade do bullying e suas consequências.

Valerie Leftman não pode escapar da realidade que a ronda, teria que voltar a escola e concluir o Ensino Médio. Mesmo depois da tragédia que aconteceu quando seu namorado Nick atirou em várias pessoas dentro da escola.

Ela não queria que ninguém morresse quando criou a lista negra, lista que continha os nomes dos alunos que praticavam bullying com ela. Para ela era apenas um válvula de escape, uma forma de lidar com o sofrimento que o bullying causava.

Mesmo salvando a vida de uma menina que a maltratava e sendo atingida por isso, algumas pessoas a responsabilizavam pelo crime. O que torna a volta para escola ainda mais difícil.

Ela terá de enfrentar seus medos e todos seus fantasmas do passado para conseguir superar tudo isso, o drama familiar e a lembrança do namorado que ainda amava. Em determinadas lembranças, Val se recorda do namorado de forma carinhosa, mostrando seu lado humano.

Acho que a mensagem do livro é exatamente essa, todos são culpados e vítimas ao mesmo tempo quando se trata de bullying. Por isso ele deve ser levado a sério, tanto pelas escolas, quantos pelos envolvidos e familiares.

A narrativa é em primeira pessoa, intercalada entre o presente e o passado, e a maioria dos capítulos começavam com noticias de jornal sobre o acidente.

O livro é muito bom e traz um impacto enorme, recomendo a todos que leem!



3 comentários:

  1. Oi,também acredito que todos tem sua parcela de culpa em uma situação tão trágica como essa. Mas é sempre mais fácil responsabilizar o mais frágil.

    Tenho lido muitos comentários sobre esse livro,e tenho muita vontade de ler sim.
    Assim como também fiquei com muita vontade de descobrir como a Valerie conseguirá superar tudo isso. Se é que vai.


    Boa dica! ;)

    ResponderExcluir
  2. Mari!
    cada vez mais temos visto o que o bullying pode fazer as pessoas que não abusadas por ele.
    O livro parece intenso e mostra o quanto o desajuste pode trazer grandes consequências e como as pessoas precisam do apoio familiar para não chegarem a uma tragédia.
    Desejo um ótimo final de semana!!
    “A sabedoria consiste em ordenar bem a nossa própria alma.” (Platão)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir

Topo