Resenha: Ouro, Fogo & Megabytes - Felipe Castilho

em 9 de jul. de 2016


Olá meus queridos leitores!

A resenha de hoje é de um queridinho nacional, porque quando se trara de mitologia, ainda mais brasileira, eu não me aguento!



Autor: Felipe Castilho
Editora: Gutenberg
Páginas: 288
Lançamento: 2012
Como esconder uma suspensão escolar dos pais, resgatar uma criatura mágica das garras de uma poderosa e mal-intencionada corporação e ainda por cima salvar o país de um desastre sem precedentes?Anderson Coelho, um garoto nada extraordinário de 12 anos, divide sua vida entre a pacata realidade escolar e uma gloriosa rotina virtual repleta de aventuras em Battle of Asgorath, jogo de RPG online em que jogadores do mundo todo vivem num universo medieval, cheio de fantasia. Lá, Anderson – ou Shadow, nome de seu avatar – tem vida de estrela: é o segundo colocado do ranking mundial. E são justamente suas habilidades que chamam a atenção de uma misteriosa organização, que o escolhe para comandar uma missão surpreendente junto com um grupo de ecoativistas nada convencionais.Ao embarcar para São Paulo, Anderson mergulhará de cabeça em uma aventura muito mais fantástica que as vividas em seu computador. Os encontros com hackers ambientalistas, ativistas com estranhos modos de agir e muitas criaturas folclóricas oferecerão a Anderson Coelho respostas não só sobre sua missão, mas também sobre sua própria vida, enquanto um novo mundo se descortina diante de seus olhos.

Como proceder com esse livro? Eu A-M-E-I.

Eu adoro livros que abordam mitologia, mas nunca tinha lido algum com a mitologia brasileira, o que me surpreendeu muito. 

O personagem principal é um garoto de 12 anos, Anderson Coelho. Ele joga um jogo de RPG chamado Battle of Esgaroth, lá ele é bem famosinho, só perde para o misterioso Esmagossauro.
Um belo dia comum, ele recebe um telefonema de um desconhecido que estava lhe oferecendo um emprego, ele, é claro, desconfiado, recusa.

Porém, durante a aula de educação física, quando pula o muro da escola para pegar a bola que tinha caído em um terreno ao lado, ele se depara com uma criatura muito estranha e quase se dá mal. Com isso, ele conseguiu três dias de suspensão, mas quando chega em casa pra dar a notícia aos pais, o mesmo homem que tinha ligado estava lá dentro conversando com eles e convencendo-os a deixar o filho ir para São paulo para a final da Copa de Matemática, que ele nunca tinha participado. Anderson vê ali uma oportunidade para não tocar no assunto da suspensão com os pais e acaba aceitando.

Chegando lá, ele descobre sobre a Organização, uma ONG que luta em prol da natureza, e é aí que sua missão começa. Ele tem que tentar impedir que uma empresa use, para meios lucrativos, uma poderosa força da natureza. É quando um novo mundo é apresentado a Anderson, um mundo onde as lendas folclóricas não são lendas. Lobisomens, boitatá, caipora, saci-pererê... E vários outros. Mas não se engane, vai muito além das lendas contadas no Sítio do Pica-Pau Amarelo!

Eu comprei esse livro na bienal aqui de BH, tive a oportunidade de conhecer o Felipe Castilho e ter meu livro autografado por ele. Lá ele me apresentou a história e eu fiquei encantada!

Superou todas as minhas expectativas e me prendeu do início ao fim. A narrativa é muito gostosa, os capítulos são pequenos, o que deixa a leitura bem rápida.

Além de tudo isso, o livro deixa a crítica para a preservação do meio ambiente, mostrando que hoje no mundo capitalista, a natureza foi deixada de lado e vêm sendo cada vez mais explorada.

Eu recomendo muito esse livro. Muito mesmo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo