Como incentivar crianças a lerem?

em 22 de jun. de 2016



Bom dia pessoal, tudo bem com vocês?




Primeiramente, quem aí de vocês costumavam ler quando crianças? Mas não vale os livros de escola, hein! Melhorando a pergunta: Quem quando criança pedia aos pais de presente um livro?


Coloco a minha mão no fogo que não vai aparecer quase ninguém. Isso porque são poucas as crianças que são estimuladas desde cedo ao hábito da leitura. Eu mesma comecei a gostar de ler na escola, e olha que isso também é raridade, porque lembro que meus colegas odiavam ter que ler os mesmos livros.


Então o que deve ser feito para que as crianças comecem a ter gosto pela leitura? Andei pesquisando algumas dicas que vou compartilhar com vocês.


Primeiro passo, a criança deve ter contato com os livros, e hoje isso é muito fácil. Várias editoras estão apostando em livros para o publico infantil, e são livros que interagem com a criança, cheio de desenhos e imagens, com musiquinha, com campainhas de som e etc (até eu fico com vontade de ler desse jeito, uai).


Segundo passo, os adultos devem ler para as crianças (no caso, antes da alfabetização e depois também), pois é dessa maneira que vai nascer o encantamento e a curiosidade pela leitura. Outra coisa importante, todo mundo sabe que as crianças se espelham muito nos pais, portanto se eles estão ali lendo e demonstrando interesse é bem provável que despertem esse mesmo desejo e interesse na criança.


Terceiro passo, depois que a criança já aprendeu a ler, o essencial é o incentivo. Passeios em bibliotecas, livrarias, eventos literários, incentivo também a troca de livros já lidos com outras crianças faz toda diferença.


Geralmente as crianças tomam antipatia pela leitura, porque a mesma lhe são apresentadas como obrigação. O que deve ser feito é promover o maior contato literário possível para que elas identifiquem qual estilo elas mais gostam e assim crescerem com esse hábito. Leitura é prazer, divertimento, hobbie e não obrigação!

4 comentários:

  1. Trabalho com crianças e estou sempre buscando incentivá-las.

    ResponderExcluir
  2. Oi bom eu especialmente amo leitura mas meu filho não gosta,sempre falo pra ele que tem que ler,mas ele diz que da sono,mas não gosta mesmo,falta de incentivo não é,queria muito que ele gostasse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Isso acontece muito, conheço várias crianças e adultos que dizem que ficam com sono! Talvez não tenham encontrado o tipo de leitura adequada. Por exemplo, crianças preferem livros mais interativos, com imagens e etc... Tentar outro tipo geralmente não funciona. Hoje os quadrinhos infantis são uma bom começo!

      Excluir

Topo