Autores que geralmente caem em Vestibulares

em 8 de jun. de 2016


Olá meus queridos! Tudo bem com vocês?

O post de hoje é dedicado àqueles que como eu vão prestar vestibular esse ano, ou que pretendem prestar algum dia. Selecionei uma lista de autores que já caíram ou podem cair em vestibulares e no Enem.



 1) Carlos Drummond de Andrade

Segundo Filipe Couto, professor de literatura do pH e poeta, Drummond é o nome mais importante da poesia brasileira no século XX. "A variedade temática de sua obra, que abraça das inquietudes humanas ao nacionalismo crítico, e a habilidade no uso de diversas técnicas de estruturação do poema garantem a ele destaque em qualquer avaliação", diz ele.
2) Machado de Assis

Para Couto, Machado é o nosso mais importante escritor de prosa. "A linguagem sugestiva, com claro apelo à ironia, e as suas inovações técnicas e temáticas em relação às produções da época (final do século XIX) são itens sempre presentes em boas provas", explica o professor.
3) Clarice Lispector

Na opinião de Couto, Clarice é o próprio Modernismo na prosa: "Dona de uma técnica narrativa singular, o lirismo de suas construções e a profundidade dos seus personagens permitem que se avalie a capacidade de compreensão do candidato e sua maturidade para absorção de leituras mais sofisticadas".
4) Oswald de Andrade

Couto diz que talvez ele seja o mais radical dos escritores da primeira fase do movimento modernista (1922-1930). "É muito comum haver questões sobre as inovações promovidas em suas obras, além de comparações entre suas produções e outras, mais tradicionais", alerta o professor.
5) Cecília Meireles

Couto destaca a grandiosidade de sua obra mais típica, capaz de traduzir com singeleza as mais duras fragilidades da condição humana, numa linguagem musical. "É importante lembrar que ela também escreveu obras como 'Romanceiro da Inconfidência', em que um fato da História nacional permite grandes reflexões sobre nossa gente".

6) Rubem Braga

Segundo o professor de literatura, é o grande nome da crônica brasileira. "Seus textos abordam temas cotidianos sob uma perspectiva singular, numa linguagem ao mesmo tempo doce e impactante. Sua capacidade de fazer parecer simples algo tão complexo faz com que ele seja um dos autores mais cobrados em provas", diz Couto.

7) José de Alencar

De acordo com Couto, trata-se de um autor que buscou mostrar, numa perspectiva romântica (sentimental, idealizada), o Brasil para os brasileiros. "Seus romances constituem um grande painel da nossa variedade linguística, da nossa cultura popular, da nossa fauna, da nossa flora e dos nossos tipos humanos", explica o professor.
8) Graciliano Ramos

Principal nome do “Romance Social Nordestino”, foi o escritor do povo marginalizado pela seca e, principalmente, pelo sistema social, político e econômico vigente. "O alto grau de psicologismo da sua obra permite que nos identifiquemos com os dramas narrados e que tornemos universais questões regionais", explica Couto.
9) João Cabral de Melo Neto


Segundo Couto, é um autor peculiar da nossa literatura. "Utilizando procedimentos tradicionalistas na estruturação do poema, ele consegue trabalhar seus temas com abordagens inovadoras, sendo contido e racional até mesmo para tratar de temas sociais ou sentimentais. Essa junção de fatores dá margem à elaboração de muitas questões de prova".
10) Álvares de Azevedo

Para Couto, é o mais romântico dos nossos poetas românticos. "Nele, encontram-se exageradas todas as características típicas desse estilo. Curioso é que, em muitos poemas, ele subverte as expectativas e zomba de suas próprias convicções poéticas. Seja em textos típicos ou atípicos, é um autor a ser recordado nesta reta final para o Enem".

Fonte: O Globo

4 comentários:

  1. Olá Mari, tudo bem?
    Esse gif do começo diz tudo haha. Já passei por essa fase e quando prestei vestibular caiu mesmo alguns desses autores, que eu me lembro os mais famosos como Carlos Drummond, Machado de Assis e Oswaldo de Andrade. Boa sorte!

    Beijos.
    Larissa | www.feminicesdalari.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, tudo sim e você?

      Muito obrigada! Beijos!

      Excluir
  2. Achei super interessante e muito bom para quem estuda e vai prestar vestibular. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  3. Essa e realmente uma super dica para quem pretende presta vestibular, eu mesmo quando fiz meu primeiro vestibular, quase não conhecia nada desses autores, ou conheço superficialmente. Hoje ainda não sou fera em nenhuma das obras desses autores, no entanto sei bastante coisa, o suficiente para me dar bem nas provas, e o mais legal e que eles tem muitos conhecimentos legais para nos aprendermos.

    ResponderExcluir

Topo