Resenha: O Teorema Katherine

em 7 de abr. de 2014


Olá leitores! Como estão?

A resenha de hoje é de um livro do meu favoritíssimo John Green, autor de "A Culpa é das Estrelas".

O Teorema Katherine

Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Páginas: 304
Lançamento: 2013
Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam.
Uma descoberta que vai entrar para a história, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera

Sou totalmente contra aos comentários negativos sobre esse livro. E também sou contra á comparação com ACEDE, já que ambos são muito diferentes um do outro.

O teorema Katherine é um livro muito inteligente e bem construído. E John Green fica cada vez mais genial pra mim.

A narrativa é a mesma dos seus outros livros, leve e divertida, e que foi despertando a minha curiosidade ao longo da história inteira.

Os capítulos são intercalados entre o presente e algumas lembranças de Colin.

A maioria das páginas têm em seus rodapés várias observações e traduções que deixa o livro muito mais curioso. Além de vários gráficos e fórmulas, tudo para explicar o mais novo teorema que Colin está criando.

Colin Singleton é um garoto viciado em anagramas e considerado como um prodígio pela família desde criança. Mas não é só isso, até hoje ele teve dezenove relacionamentos, e todos eles com garotas chamadas Katherine (Bizarro, mas divertido e original). E todas elas terminaram com ele.

Deprimido ele e seu amigo Hassan resolvem cair na estrada, dirigindo o Rabecão de Satã, sem nenhum destino em vista.

Mas eles acabam fazendo uma parada em uma pequena cidade de Gutshot, Tenessee, para visitar o túmulo do arquiduque Francisco Ferdinando.

Mas agora o seu único objetivo é desenvolver o seu teorema. Um teorema que prever quanto tempo um relacionamento irá durar e quem será o "terminante" e o "terminado".

Será que essa fórmula vai funcionar? haha 

Em meio a isso tudo, ele conhece novas pessoas e faz novas amizades na pequena cidade de Gutshot. 

Como disse, eu adorei a história, por ser cativante e criativa e recomendo à todos que curtem uma narrativa leve com diálogos divertidos.

E é claro que eu não poderia deixar de parabenizar a Renata Petterngill pela tradução maravilhosa que ela fez. Vocês que não leram o livro ainda, não sabem como deve ter sido difícil traduzir (ou melhor, recriar) sem perder o sentido original, vários anagramas que o nosso prodígio Colin (ou melhor, John Green) criou.

Imaginem só, traduzir uma frase de 99 palavras cuja a primeira letra de cada uma corresponde ao dígito de pi equivalente, Uau!!


Então é isso pessoal, espero que tenham gostado !! 
Beijos!

14 comentários:

  1. Oi :)

    Eu gostei muito de OTK, mas a única coisa que me incomodou foi o protagonista com sua sabedoria em excesso. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, verdade. Mas não me incomodou, achei até engraçado!!
      Bjss

      Excluir
  2. Eu tenho (ou tinha) OTK mas ainda não li. Emprestei em dezembro mas nunca mais voltou...

    triste fim... :(

    Bjão!
    www.marciacsf.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Triste fim mesmo, haha!! Espero que consiga achá-lo, pois é muito legal!!

      Excluir
  3. Nossa, primeira resenha que vejo defendendo o livro. Li poucas e todas que li detonavam o livro, tanto é que nunca nem tentei lê-lo. Fiquei até com vontade agora...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, muitas pessoas não gostaram do livro, mas também não dá para ficar comparando com ACEDE, já que são bastante diferentes um do outro.
      Bjs

      Excluir
  4. Realmente não sei porque você gostou desse livro tanto eu quanto minha amiga que é louca por JG ficamos entediadas por ler O Teorema Katherine, sinceramente este é o pior livro que eel já escreveu, pode ter sido inteligente e tal, mas que é uma leitura super cansativa, é sim!

    Blog: http://worldbehindmywall.fanzoom.net/
    Twitter: https://twitter.com/Blog_WBMW

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não achei cansativo, pra mim fluiu bem. Uma pena você não ter gostado :(
      Bjss

      Excluir
  5. Eu ganhei esse livro e estou doida esperando ele chegar.
    Espero que o João Verde me conquiste com a sua obra tanto ou mais quanto me conquistou com ACEDE.
    Bjokas
    http://nerdworldofgirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu conselho é que não fique com tantas expectativas e que não espere um livro igual ao ACEDE, já que são bem diferentes. Mas não deixe de ler porque é muitoo bom!
      Bjs

      Excluir
  6. Oi, eu quero muito ler esse livro ainda não li nenhum livro do autor, comprei A culpa é das estrelas, sábado, e irei começar a ler semana que vem, vamos ver o que eu acho da escrita do autor, O teorema Katherine é o livro do autor que mais quero ler, uma historia inteligente, e com toda certeza a Renata merece parabéns, tenho certeza de que foi super difícil traduzir esse livro.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza deve ter sido muito difícil!! Leia logo, pois você não vai se arrepender!!
      Bjss

      Excluir
  7. Li esse livro online, e me diverti muito com a história! ^^
    O Teorema é muito divertido, e tantos cálculos chegavam a me confundir!
    Beijoos ^^
    Sou do Blog http://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler O Teorema de Katherine e A Culpa é das Estrelas. Só vejo elogios às narrativas de John Green. E essa resenha me deu mais uma amostra de que é mesmo interessante realizar a leitura dele.E acho esta capa um amor ♥
    Beijocas!!

    ResponderExcluir

Topo