Crítica | Black Mirror: S04E02 - Arkangel

em 27 de nov. de 2020

Olá leitores, tudo bem? 

Hoje vou compartilhar com vocês a minha opinião sobre o segundo episódio da quarta temporada de "Black Mirror" da Netflix, espero que gostem!


A princípio, nos é mostrado a história de uma mãe super-protetora, que fica desesperada quando sua filha some durante um passeio no parque, mas logo ela a encontra e fica tudo "bem".

Preocupada com a segurança da filha, a mãe a leva em uma empresa de tecnologia para ser cobaia de um novo projeto. Eles desenvolveram um aplicativo que se comunica com um implante colocado na cabaça da criança, através de um tablet. Com ele, a mãe sabe a localização da filha, quais nutrientes ela precisa ingerir, além de enxergar pelos olhos da criança. Além disso tudo, tem a opção de "borrar" a visão da criança caso ela veja alguma ameaça que eleve seu nível de cortisol no sangue.

A crítica vai além da super-proteção e da falta de privacidade de um ser humano ao ser observado em todo momento, temos também uma crítica à venda que é colocada ao se ignorar as ameaças da vida, em um tentativa de proteção, mas que torna a pessoa ainda mais vulnerável.


A garotinha cresce e começa a perceber que tinha alguma coisa de errada com ela. A mãe decide se livrar do aplicativo, então a filha é apresentada à um mundo de que ela não conhecia, com violência, pornografia, terrorismo e etc.

Depois de algum tempo, a mãe retoma o tablet, depois do sumiço da filha em um dia. E invade a privacidade da filha em vários momentos a partir daí, não gostando nada do que vê. O final para as duas é bem trágico, e a relação entre mãe e filha é contestada. A reflexão que fica é que, será que a filha não chegaria a extremos se tivesse sido exposta desde pequena a vida real como ela é? Até que ponto vai a privacidade entre pais e filhos? 

Um episódio com cara de black mirror, fazendo a gente refletir sobre os avanços da tecnologia, e como ela tem o poder de invadir nossa privacidade. Você termina o episódio inquieto pela possibilidade de uma tecnologia dessas ser possível um dia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo