Resenha: Quarto - Emma Donoghue

em 7 de mar. de 2019


Olá leitores, tudo bem? 
Hoje vou compartilhar com vocês a minha opinião sobre o livro "Quarto" da autora Emma Donoghue, espero que gostem!

Autor: Emma Donoghue
Editora: Verus
Páginas: 350
Lançamento: 2011
"Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la.O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. Então, ela elabora um ousado plano de fuga, que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está despreparada para fazer o plano funcionar."
Quarto é um livro que foge do meu padrão de leituras atualmente, contudo quando li a sinopse confesso que fiquei muito interessada na história. Logo após a leitura, assisti ao filme e fiquei apaixonada por ambos, e posso dizer que o livro complementa o filme, porque nele é possível estar mais presente nos pensamentos e angústias vividos pela protagonista, o filme, no entanto, soube refletir com maestria a história contada no livro.

Jack é um garotinho de apenas cinco anos de idade e seu universo se resume a um pequeno quartinho onde ele vive com a mãe. Ela foi sequestrada há sete anos, mantida em cárcere e sofria constantes abusos sexuais de seu algoz, o Velho Nick. Até que em determinado momento, a mãe de Jack vê uma oportunidade de conseguir finalmente escapar desse quarto, é um plano arriscado, mas que pode salvar a vida de ambos.

A história mostra o cotidiano da vida dos dois, e principalmente os esforços da mãe para que Jack não perceba o que está acontecendo, ele acredita que tudo que passa na televisão é fantasia, ou de outro planeta. Esse esforço é emocionante, tendo em vista uma mulher que foi obrigada a amadurecer precocemente para criar o filho fruto de abusos e um sequestro.  

Eu realmente gostei do livro, pois como disse, esse gênero não costuma chamar a minha atenção, porém não me arrependi nem um pouco em lê-lo, o filme também foi uma surpresa, foi fiel ao livro e soube traduzir bem os sentimentos e angústias dos personagens.

Vocês já leram ou assistiram ao filme? 

Um comentário:

  1. Mari!
    Não tive oportunidade de ler o livro ainda, mais bem quero, ainda mais sabendo que complementa o filme que já tive oportunidade de assistir e foi um tremendo thriller.
    A história de Jack é triste, uma vítima em meio a uma violência e depois, ainda tem de ase adaptar a um mundo totalmente diferente de tudo que viveu.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Topo