Resenha: Jogador N° 1 - Ernest Cline

em 14 de ago. de 2017


Autor: Ernest Cline
Editora: Leya
Páginas: 464
Lançamento: 2012
Cinco estranhos e uma coisa em comum: a caça ao tesouro. Achar as pistas nesta guerra definirá o destino da humanidade. Em um futuro não muito distante, as pessoas abriram mão da vida real para viver em uma plataforma chamada Oasis. Neste mundo distópico, pistas são deixadas pelo criador do programa e quem achá-las herdará toda a sua fortuna. Como a maior parte da humanidade, o jovem Wade Watts escapa de sua miséria em Oasis. Mas ter achado a primeira pista para o tesouro deixou sua vida bastante complicada. De repente, parece que o mundo inteiro acompanha seus passos, e outros competidores se juntam à caçada. Só ele sabe onde encontrar as outras pistas: filmes, séries e músicas de uma época que o mundo era um bom lugar para viver. Para Wade, o que resta é vencer – pois esta é a única chance de sobrevivência.
Olá leitores, tudo bem?

A resenha de hoje é do livro Jogador N° 1! Li ele em e-book pelo Kindle Unlimited, para quem tiver interesse de ler por lá...


A história se passa no ano de 2044, e nesse futuro a vida na Terra está cada vez mais devastada, falta tudo, inclusive energia, o que constantemente causa conflitos, guerras, pobreza e etc.

Porém nesse futuro, a tecnologia está muito mais avançada e existe um jogo chamado Oasis, que nada mais é do que uma realidade virtual. Muitas pessoas escapam de suas realidades deprimentes e passam horas todos os dias dentro do jogo. 

Eu não entendo muito sobre games, mas me parece que é um jogo de aventura, cheio de missões e conquistas, como um RPG de hoje, só que bem mais real.

Esse jogo foi criado por Jamie Halliday, que quando falece deixa toda sua herança e o controle do jogo para o primeiro jogador que encontrasse o "ovo", no estilo caça ao tesouro. De imediato muitas pessoas começaram a procurar incansavelmente, mas alguns anos se passaram e ninguém decifrava nem a primeira pista.

É nesse ambiente que conhecemos o nosso protagonista, Wade Watts, um menino órfão que vive com a tia que o odeia, está no último ano da escola e é jogador assíduo no Oasis. Como não tem dinheiro, ele não consegue fazer muitas coisas no jogo, como viajar entre os mundos lá dentro, mas passa o seu tempo lendo, assistindo filmes e documentários, e jogando jogos, todos eles ambientados na década de 80, que foi quando Halliday nasceu, no intuito de conseguir descobrir pistas que levam á resolução do enigma do Ovo.

Mas sua vida inteira muda quando ele finalmente consegue descobrir a primeira parte do enigma, e seu nome aparece no placar para o mundo inteiro ver que ele havia conseguido. A partir daí tudo muda, ele recebe propostas e ameaças de pessoas poderosas que tentam matá-lo várias vezes. 

Em meio a várias aventuras no mundo virtual e real, temos também um romance entre caçadores de ovos, a amizade entre cinco pessoas que nunca se viram antes, a união e solidariedade que mostram que por mais difícil que pareça ser o importante é nunca desistir e sempre ter amigos com quem contar.

Esse livro é perfeito para aqueles que gostam de jogos, tecnologia, e referências á década de 80! Eu gostei bastante e recomendo!

Um comentário:

  1. Olá, gosto muito de referências dos anos 80. Será por qual motivo?! 🙊😁
    Mas confesso que não sou muito ligada em jogos.
    E gosto apenas de algumas distopias.

    Mas mesmo assim gostei de sua dica. Talvez eu possa até gostar desse livro. 😉

    Abraços.

    ResponderExcluir

Topo