Como cuidar melhor dos seus livros?

em 15 de mai. de 2019

Oi pessoal, tudo bem?

Preparei algumas dicas para vocês cuidarem direitinho dos seus preciosos livros. Afinal, ninguém quer ver seus livros sujos, amassados, amarelados ou danificados!


Primeiramente, temos que tomar cuidado com o ambiente que guardamos nossos livros. Não pode ser um lugar totalmente fechado, mas sim arejado, para que os livros possam “respirar”. Tome cuidado também com lugares muito úmidos, pois pode ajudar na proliferação de fungos. Não deixar exposto a luz do sol também faz diferença, pois pode amarelar as páginas.

Na hora da limpeza, passe somente um pano seco, sem nenhum produto químico, pois o mesmo pode danificar a estrutura do papel. Manter sempre o lugar onde os livros estão limpos é essencial retirando sempre a poeira acumulada. É bom também folhear sempre os livros para que as páginas não fiquem ressecadas. 

Na hora de ler alguns cuidados são muito importantes: 
  • Sempre use um marcador de páginas, nada de dobrar a página ou marcar com o marcador que vem no livro. 
  • Não coma ou beba perto do seu livro, e sempre se lembre de não pegar nele com as mãos engorduradas. 
  • Não abra totalmente o livro, isso pode danificar a lombada. 
  • Evite usar saliva para virar as páginas, pode deixá-las amareladas. 

Tome cuidado também com traças! O bicho mais perverso do mundo! Onde já se viu ter como prato predileto os nossos preciosos? Para evitá-las muitas pessoas usam naftalina, eu particularmente não gosto, pois deixa um cheiro horrível nos livros. Hoje já existem alguns produtos específicos pra isso e que não tem um cheiro tão ruim.

Espero que tenha ajudado. Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo