Olá pessoal! Tudo bem com vocês?
No Papo Literário de hoje eu vim compartilhar com vocês todo o meu amor, carinho e admiração que sinto pela história que marcou e marca a minha vida até hoje!
Não existe alguém no mundo que já não tenha pelo menos ouvido falar do livro O Pequeno Príncipe. Ele é um clássico e conquista leitores de todas as épocas! O legal é que toda vez que eu o leio, descubro e interpreto coisas novas. Acho que quando eu tiver 70 anos e nem enxergar direito vou reler a história e vou aprender lições novas. Não importa a idade, eu indico esse livro pra todo mundo!
O livro do autor Antoine de Saint-Exupéry foi publicado em 1943 e foi traduzido para 250 idiomas. Conta a história de um piloto que depois de um acidente com seu avião, acaba encontrando no deserto do Saara o Pequeno Príncipe, que nos conta sua história.
Esse livro é tão mágico e encantador que me faz sentir uma criança toda vez que leio. E essa é uma das mensagens do livro, fazer com que não percamos o contato com a nossa infância, que levemos a vida mais levemente e sem tanta objetividade. Os adultos acabam deixando de ser criativos, de imaginar e de sonhar... :( Porque deixaram de ver a vida com o olhar de uma criança.Em uma passagem do livro, o Pequeno Príncipe conta como conheceu um homem de negócios. Esse homem contava e recontava suas estrelas diariamente, preocupado sempre com a quantidade. Assim vivia uma vida solitária sem sequer ao menos admirar a beleza das estrelas que possuía.
Isso nos mostra que por diversas razões não enxergamos as coisas mais simples e mais valiosas, porque estamos perdendo tempo com a rotina objetificada e sempre focando nos problemas, e acabamos deixando passar os detalhes que realmente importam.
Outro personagem é o ascendedor de lampiões, no planeta em que ele vive o dia dura apenas um minuto, e ele tem que ligar e desligar a luz a cada minuto, e nunca para pra nada. Mais uma vez, o livro te dá uma tapa na cara. Como estamos aproveitando o nosso tempo? Só trabalho, só estudo? E o tempo para aproveitar a vida, pra se divertir?
O Pequeno Príncipe pensa com o coração e não vê maldade em nada, uma forma tão pura e espontânea de agir que me inspira. Ele é apaixonado por sua rosa! Embora ela seja igual à todas outras, a única que ele ama é a de seu planeta, porque ele a escolheu e dedicou seu tempo cuidando dela.
A sua postagem está linda!
ResponderExcluirAté mesmo poética. Como não se encantar com essa história, e as mensagens que nos transmite?
E acho que entendemos o verdadeiro significado das frases,quando estamos um pouquinho mais velhos... Ou simplesmente se transformam em uma nova expectativa,ou ponto de vista.
Adorei a sua postagem!
Vale muito à pena ler esse livro. 💙
Muito obrigada sua linda! Bjss
Excluir