Resenha: O Símbolo Perdido

em 11 de jun. de 2013


Olá leitores !!

Hoje a resenha é do livro " O Símbolo Perdido", do Dan Brown.

O Símbolo Perdido

Autor: Dan Brown
Editora: Sextante
Páginas: 443
Lançamento: 2009
Depois de ter sobrevivido a uma explosão no Vaticano e a uma caçada humana em Paris, Robert Langdon está de volta com seus profundos conhecimentos de simbologia e sua brilhante habilidade para solucionar problemas. Em O símbolo perdido, o célebre professor de Harvard é convidado às pressas por seu amigo e mentor Peter Solomon - eminente maçom e filantropo - a dar uma palestra no Capitólio dos Estados Unidos. Ao chegar lá, descobre que caiu numa armadilha. Não há palestra nenhuma, Solomon está desaparecido e, ao que tudo indica, correndo grande perigo. Mal'akh, o sequestrador, acredita que os fundadores de Washington, a maioria deles mestres maçons, esconderam na cidade um tesouro capaz de dar poderes sobre-humanos a quem o encontrasse. E está convencido de que Langdon é a única pessoa que pode localizá-lo. Vendo que essa é sua única chance de salvar Solomon, o simbologista se lança numa corrida alucinada pelos principais pontos da capital americana: o Capitólio, a Biblioteca do Congresso, a Catedral Nacional e o Centro de Apoio dos Museus Smithsonian. Neste labirinto de verdades ocultas, códigos maçônicos e símbolos escondidos, Langdon conta com a ajuda de Katherine, irmã de Peter e renomada cientista que investiga o poder que a mente humana tem de influenciar o mundo físico. O tempo está contra eles. E muitas outras pessoas parecem envolvidas nesta trama que ameaça a segurança nacional, entre elas Inoue Sato, autoridade máxima do Escritório de Segurança da CIA, e Warren Bellamy, responsável pela administração do Capitólio. Como Langdon já aprendeu em suas outras aventuras, quando se trata de segredos e poder, nunca se pode dizer ao certo de que lado cada um está. Nas mãos de Dan Brown, Washington se revela tão fascinante quanto o Vaticano ou Paris. Em O Símbolo Perdido, ele desperta o interesse dos leitores por temas tão variados como ciência noética, teoria das supercordas e grandes obras de arte, os desafiando a abrir a mente para novos conhecimentos.
Tenho que começar essa resena dizendo que todos os livros do Dan Brown são maravilhosos (sem exceção), mas o Símbolo Perdido deixou muito a desejar ...

Eu não gostei do final do livro, foi realmente decepcionante !!! 

Diferente dos outros livros, a forma como o autor narra a história é muito cansativa e tem muitas divagações desnecessárias.

Mas se eu acabei de dizer que todos os livros do Dan são maravilhosos e depois digo que o livro é decepcionante, não estaria me contradizendo?

Não !!! O que eu quero dizer é que apesar de ser decepcionante, continua com aquela mesma estrutura presente nos outros livros, o mistério, aquele romance policial, simbologia e etc. Porém para quem já leu os outros livros dele, essa estrutura ficou um pouco cansativa (pelo menos comigo foi assim).

A história traz o professor e simbologista Robert Langdon que é chamado por um velho amigo, Peter Solomon, um importante maçom para dar uma palesta do Capitólio dos EUA, em Washington. Mas chegando lá, percebe que o convite era uma farça e que seu amigo corre grande perigo de vida. Então Robert se vê em uma corrida contra o tempo para decifrar vários enigmas e encontrar um tesouro capaz de oferecer poderes sobre-humanos para quem o achasse, escondido há muito tempo pela Maçonaria.

Empolgante? Sim.
Enigmas? Envolventes.
Polêmico? Nem um pouco.

Outra característica que diferencia as outras obras do autor é justamente o fato que ele tratou o tema central do livro, a Maçonaria, de uma forma bem imparcial, ou seja, sem causar tanta polêmica.

Eu gostei do livro, o problema é que estava cheia de expectativas e acabei exigindo da história um pouco mais ...

Enfim, nada disso desmente o fato do Dan Brown ser um mestre em criar histórias emocionantes.

E se algum de vocês não leram nada dele ainda, mas pretendem, NÃO comecem pelo O Símbolo Perdido, porque não é uma das melhores obras do autor.


Então é isso, espero que tenham gostado da resenha e que deixem seus comentários sobre o que vocês acharam da resenha ou do livro. 
Beijos !!!

15 comentários:

  1. Bom, apesar de discordar da sua opinião, gosto de resenhas onde o autor(a)/blogueiro(a) expões suas percepções sobre o livro. Eu adoro Dan Brown, devo dizer que quando li até demorei um pouco para concluir a leitura, mas gostei do livro, algumas cenas fora, literalmente, de tirar o fôlego.
    Parabéns pela resenha.
    Dá uma passadinha lá no meu blog, vai... hehe

    Uma dose de palavras.
    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei o seu comentário !!!! Também gosto quando os leitores deixam a sua opinião nas resenhas, mesmo que discordando !! Adoro saber a opinião de vocês !! Fico feliz que tenha sido sincero e confesso que tiveram algumas cenas que foram emocionantes, sim !! Mas o que mais me decepcionou foi o final mesmo, não foi o que eu esperava !! Muito obrigada Rogério e pode deixar que vou dá uma passadinha por lá sim !! Beijos !!

      Excluir
  2. Oie :)

    Apesar de você não ter achado o livro tão 1000 maravilhas assim eu quero muito ler algo do Dan para acabar com a curiosidade, beijos !!!


    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te aconselho a começar por Anjos e Demônios, que na minha opinião é o melhor de todos !! Beijos

      Excluir
  3. Oi, tudo bom?
    Amei o simbolo perdido, pena que você não gostou :(
    Mas admiro muito quem expressa opiniões sinceras sobre as coisas que leu!
    Passando pra te avisar que meu blog, em parceria com a autora FML Pepper e outros 3 blogs, está sorteando um KINDLE!
    Vai perder?
    Beijos
    endless-poem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Sarah !! Já estou participando !! Beijos

      Excluir
  4. Oi Mari,
    Adorei a resenha!!
    Já li quase todos os livros do Dan Brown e amo cada um deles! Rrsrsrsrs
    As estórias são muito interessantes, intrigantes e envolvem o leitor do começo ao fim! Mal vejo a hora de ler "Inferno"!
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Mari, também estou ansiosa para ler Inferno !! Beijos

      Excluir
  5. Falam bastante desse autor
    Mas não me interesso muito pelas obras dele
    Não faz meu estilo
    Primeiro vez que venho aqui e Amei o blog
    Estou seguindo e curtindo

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se um dia você ficar interessada comece por Anjos e Demônios, acho que você não vai se arrepender. Muito obrigada pela visita !! Beijos

      Excluir
  6. Então até estou com ele em casa aqui para ler... Porém não me interessa no momento justamente pelo que você disse na resenha por ser "quase" a mesma coisa...
    Vamos ver... Logo encaro.

    Tem promo no blog se tiver interesse participe!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando lê me conte o que achou, ok ?? Vou dá um conferida !! Beijos

      Excluir
  7. Nunca li nada do Dan Brown, e sei lá, num tenho muita vontade não :/
    Gostei muito da sua resenha e de sua sinceridade.
    Beijos,

    Letícia
    http://www.odomdaescrita.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Leticia !! Acho que nós blogueiros temos que ser sinceros em nossas resenhas, não é mesmo ?! Beijos !!!

      Excluir
  8. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

Topo